No sábado 13/5, das 11h às 19h, o Goethe-Institut São Paulo realizou com o tema Negritude e Periferia a segunda edição da Feirinha das Arcadas. A iniciativa em parceria com a NegrArte, que tem como objetivo fomentar a importância e as influências de artistas negros, negras e negres na construção da biografia das artes brasileiras conta com a colaboração da Vitrine da Leitura Assessoria Cultural e a Editora Brejeira Malagueta e apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, da Link’ ArtÁfrica, das Fábricas de Cultura e da produtora Bem Me Vi, realizadora do Festival Lollaperiifa. Flávio Nogueira é o curador dos eventos organizados pela NegrArte.
História e memória negra nas histórias em quadrinhos
Sobre a mesa: Muitas histórias em quadrinhos têm se debruçado em discutir diferentes eventos e aspectos da história do Brasil, seja adaptando eventos, reavivando memórias e nomes que se perderam ou trazendo novas perspectivas sobre como essa “história oficial” é contada - muitas vezes, diminuindo ou mesmo apagando a presença e protagonismo negros. Nesta mesa, trazemos alguns quadrinistas para debater sobre essa possibilidade das histórias em quadrinhos como meio e ferramenta para se discutir a história.
Exibição Documentário MANE
Dir. Sandra Krampelhuber | Austria, Senegal 2020 | 55min
Audio: Uolofe, Diola, Francês | Legenda PT
Duas jovens - duas histórias.
Sinopse do minidocumentário
Uma rapper em Dakar e uma lutadora no sul do Senegal: Toussa e Emodj. O que elas têm em comum é a aspiração que compartilham pela vitória e validação que buscam em esferas dominadas por homens e em uma sociedade patriarcal.
Resistências, identidades e travessias: diálogos Dakar-São Paulo em torno do hip hop
Sobre a mesa: Uma mesa que abordará Rap, gênero e política: discutindo história de poéticas, resistências e identidades em São Paulo e em territorialidades africanas. Além disso, a roda traz uma homenagem a Edson da Luz, mais conhecido pelo nome artístico Azagaia, cantor de hip-hop moçambicano, conhecido pela sua música de intervenção social, falecido em março de 2023, aos 38 anos.
Raízes do presente
Sobre a mesa: Negritude e luta antirracista constitui um espaço de produção e divulgação do pensamento não hegemônico acerca de africanos, afro-brasileiros e indígenas. Nessa Roda vamos discutir, problematizar e contestar cientificamente paradigmas, falácias e metodologias euro-ocidentais.